O hábito de pressionar e ranger os dentes durante o dia ou ao dormir presente em adultos e crianças pode ocasionar uma série de problemas bucais e recebe o nome de bruxismo. Geralmente isto ocorre em consequência de problemas emocionais, estresse psicológico ou ao tipo de alimentos consumidos, além de estado geral de saúde ou noites mal dormidas.

O bruxismo tem impactos fortes sobre a saúde bucal, pois pode provocar desgaste do esmalte dental, fratura ou quebra de dentes ou próteses, sensibilidade dentinária, dor e mobilidade nos dentes, dor de cabeça e dor na articulação temporomandibular.

A boa notícia é que o bruxismo tem tratamento. Procure seu cirurgião-dentista para determinar a causa do problema e encontrar a solução. Ele poderá indicar o uso de placas oclusais para evitar a pressão dos dentes, principalmente durante o sono.

Além disso, você pode também evitar alimentos como chocolate e bebidas que contenham cafeína e álcool ou mastigar com muita força. É possível amenizar o bruxismo ou mesmo eliminá-lo. Seu cirurgião-dentista pode auxiliá-lo. Converse com ele.